3 de dezembro de 2010

Aston Martin Ulster : Parte XII


Há modelos que “falam”…
O Aston Martin que estamos a mostrar neste PaP “falou” logo no primeiro instante. Não sabemos se foi pela carga histórica da marca, se foi pelo modelo em si ou se foi pelas fotos que nos foram surgindo na net, foi com certeza uma destas razões… ou talvez todas elas. Certo, é que desde do início que não resistimos ao "apelo" para detalhar este modelo.

Mais um PaP, mais um apelo ao detalhe … vamos reproduzir a capota do Ulster.
O Ulster tem uma capota típica dos carros da época, está dividida em duas partes, na posição fechada cobre totalmente o habitáculo, mas para não esconder o detalhe do interior, vamos optar por reproduzir a capota na posição de aberta.


O primeiro passo será reproduzir os fechos que seguram a capota.
Começamos por colocar fita adesiva junto á margem do habitáculo, com ajuda de um compasso com lápis incorporado (ferramenta muito útil) marcamos uma linha paralela á margem do habitáculo, esta linha vai servir de guia para marcar o sitio onde vamos fazer os furos, neste furos vamos colocar os fechos.


 Novamente com ajuda do compasso marcamos os espaços entre os fechos. Sem retirar a fita adesiva, picamos os pontos com um alfinete de forma a marcar no plástico o sítio dos fechos.


 Retiramos a fita, todas as marcas estão bem visível, com ajuda de uma broca de 0,30mm abrimos os buracos, para reproduzir os fechos vamos utilizar fio metálico de 0,40mm, por isso necessitamos de alargar os buracos com uma broca de 0.50mm,( 0,10mm mais larga do que o fio metálico). Há uma razão para esta diferença, temos de contar com o facto do modelo não estar ainda pintado, a tinta vai sempre obstruir o buraco e se o seu diâmetro for igual ao do fio metálico vai haver problemas...


O segundo passo é cortar os fechos, de fio metálico 0.40mm e com 2mm de comprimento, são limados numa das extremidades para obter uma superfície plana.


Para reproduzir a capota optamos por um pedaço de uma toalha de mesa plástica, a sua textura e cor (preto mate) é ideal.


Utilizando como molde para a capota a fita adesiva que nos serviu para fazer a marcação dos fechos, cortamos as duas partes da capota. Para testa-las fizemos mais duas partes mas em papel de guardanapo, o resultado não foi mau…


 Só depois da pintura concluída poderemos colocar a capota e os fechos, a capota será colada á carroçaria e furada de dentro para fora, com os buracos marcados na capota colocamos os “fechos”.

Bom modelismo.

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