9 de abril de 2011

Tutorial - Foto-Gravados: Parte II – Preparação da “chapa”.




Na segunda parte deste Tutorial, vamos mostrar a preparaçãoca chapa para o banho de acido.
Esta é sem dúvida a parte mais importante na produção dos "home made" foto-gravados.


 Material necessário:
- Chapa de latão de 0.3mm (espessura mais comum) do tamanho do artwork.
- Película fotossensível da Micro-Mark – Photo Resistant “PR”.
- Plastificador/Laminador – tipo plastificador de cartões.
- Folhas de papel normal.
- Dois vidros pequenos.
- Molas metálicas.


2.A - Preparação da “chapa”
Nesta fase de preparação da “chapa” para o banho de ácido, o primeiro passo é lavar a “chapa”. A lavagem é muito importante para que a película fotossensível adira na perfeição á chapa. Há várias formas de lhe retirar a gordura e outros tipos de sujidade, uma delas é utilizar uma lixa de água muito fina com um pouco de detergente, depois de bem lixada e a bilhar basta passa-la por água. Há quem mergulhe a “chapa” numa solução muito fraca do percloreto de ferro, mas com esta película fotossensível não é necessário.



Atenção á forma como secam a “chapa”, não colocar os dedos na superfície limpa, nem deixar pêlos ou qualquer outro tipo de sujidade, esta sujidade vai ficar por debaixo da película fotossensível e pode destruir a “FG” durante a corrosão.

NOTA IMPORTANTE: O PRÓXIMOS PASSOS DE SER FEITO COM O MINIMO DE LUZ POSSIVEL, ASSIM EVITAMOS ALTERAR O PELÌCULA - ESTA É SENSIVEL À LUZ



2.B - Colocação da película foto sensível na “chapa”.
O próximo passo é colocar a película na “chapa”. Devemos cortar dois pedaços ligeiramente maiores que nossa “chapa”, a película fotossensível vem protegida em ambas as faces por um plástico muito fino que é necessário retirar.
ATENÇÃO: Nos pedaços de película que temos, retirar o plástico só de uma das faces - ver fotos


As instruções da Micro-Mark aconselham a molhar a "chapa" antes de colocar a película, dizem que facilita a colocação/ajuste á “chapa”.Não há necessidade disso – vamos explicar mais tarde porquê. Simplesmente “colamos” a face da película sem plástico protector na “chapa”. Para colar a película utilizamos a mesma técnica que se utiliza para colar autocolantes sem deixar bolhas, pressionando de uma extremidade para a outra.
Depois de repetida esta operação nas duas faces da “chapa”, esta está pronta para a laminação.


2.C - Laminar a “chapa” com a película
Laminar a “chapa” é o passo seguinte.
Com a película colada nas duas faces da “chapa” e com o laminador já ligado (demora aprox.3/4 min. a dar o OK), coloca-se a “chapa” dentro de uma folha de papel dobrada.


Iniciar a laminação da “chapa”. O que é que vai acontecer? O Laminador vai aquecer a chapa e a película, selando/colando ainda mais esta á “chapa”.
Agora explicamos porque não molhamos a chapa quando estamos a colar a película na “chapa”, por mais cuidado que se tenha, acaba sempre por ficar água entre os dois, com o calor do laminador a água vai “ferver” e criar bolhas que vão destruir a eficácia da colagem feita pelo laminador. Acreditem, fala a experiência…

ATENÇÃO: AINDA NÃO PODEM ACENDER A LUZ…


2.D - Fazer uma “sandwish” com o artwork e a “chapa” laminada
Vamos fazer DUAS sandwish de “chapa” laminada.
A primeira deve ser feita com o artwork que preparamos anteriormente, colocamos a “chapa” entre as duas folhas de artwork de forma a que o desenho fique dentro da “chapa”.
A segunda é para assegurar uma exposição correcta, coloca-se a primeira sandwish entre dois vidros e fecha-se com duas molhas de pressão – Ver foto.


2.E -Expor a “chapa” laminada aos raios UV
Agora vamos “expor” a “chapa” laminada e o artwork á luz. Este é um passo simples.
Basta pegar na “dupla sandwish” e coloca-la debaixo de uma lâmpada fluorescente ou ao sol, esta película não necessita lâmpada UV. O tempo de exposição vais depender da fonte de luz utilizada, a lâmpada demora mais tempo, dá para controlar melhor a exposição, o sol é mais rápido mas não se controla tão bem a exposição.
De qualquer forma a película vai dando essa informação, com o tempo de exposição a aumentar esta passa de azul claro para azul-escuro, o azul-escuro é bom sinal, podemos parar a exposição.
Desfazemos as “sandwish”e podemos finalmente retirar o segundo plástico protector película foto-sensível.
 Temos que expor as duas faces da "chapa".


2.F – Retirar a película foto sensível da “chapa”
Agora que as partes expostas á luz já reagiram, vamos livrar-nos do resto. O resto são as partes não expostas do artwork, devem ser eliminadas para permitirem o contacto da superfície da chapa com o ácido.
Vamos preparar uma solução de Água e Soda Caustica. As regras dizem que a solução deve ser feita com 1 litro de água + 7grs de Soda Caustica. Façam uma solução mais fraca, 1 litro de água + 5grs de Soda Caustica. Porquê ???
Esta solução mais fraca, dá hipóteses de controlar melhor a dissolução das partes expostas.
Com uma solução mais forte, corremos o risco de fica sem as partes não expostas e expostas. Se isso acontecer… “Bad news”… temos que começar todo de novo.
A acção é fácil, mergulhamos a “chapa” na solução e com um pincel suave vamos passando na “chapa”, dos dois lados, claro!
A “chapa” está pronta quando tivemos partes em azul-escuro e partes em que a “chapa” está á vista (são estas que vão estar em contacto com o acido e desaparecer).
Para parar a dissolução basta colocar a “chapa” debaixo de água.

"Chapa" de latão pronta para o banho de ácido

JÁ PODEM ACENDER A LUZ…

Assim a nossa "chapa" de latão está pronta para o proximo passo.
A terceira e ultima parte deste tutorial será dedicada ao ao banho de ácido.

Bom modelismo.


.

1 comentário:

João Carlos Souza disse...

Caro amigo modelista, a maquina laminadora precisa necessariamente ser da marca mostrada no blog ou pode ser qualquer marca?