8 de janeiro de 2012

Um Ford modelo "T" bem diferente.


Caros amigos,
Um bom 2012 para todos, saúde, fortuna, e muito “feeling” para atacar o plástico. A equipa do N.M.Espinho vai fazer por isso.

O nosso primeiro ataque vai ser a apresentação de um novo modelo, reproduz um ícone do século XX, o Ford T. Este modelo reproduz uma versão bem diferente daquela a que estamos habituados.


O Ford T foi produzido desde 1909 até 1928 tendo sido largamente usado durante a Primeira Guerra Mundial pelas forças Francesas, Inglesas (só os Ingleses usaram cerca de 19 000 veículos) e mais tarde também pelo Corpo Expedicionário Americano depois da entrada destes na Primeira Guerra Mundial. Antes da entrada dos Estados Unidos na Grande Guerra, alguns destes veículos foram oferecidos às Forças Aliadas por instituições de caridade desprovidos de qualquer carroçaria traseira. Diz-se que as dez primeiras ambulâncias entregues às Forças Aliadas nestas condições viram as suas carroçarias posteriormente construídas com madeira proveniente de caixas. Posteriormente as carroçarias foram produzidas pela empresa carroceira Kellner. Estes veículos conseguiam transportar até três pacientes em macas ou quatro sentados, além de mais dois lugares junto ao condutor. O sucesso deste veículo ficou a dever-se ao baixo custo de manutenção e à robustez tendo desempenhado inúmeras funções, entre elas, a de ambulância.
Muitos dos condutores de carros das Forças Aliadas e da Cruz Vermelha conduziram estes veículos como é o caso do escritor Ernest Hemingway e do cartoonista Walt Disney.*

 O kit que vamos apresentar é da marca RPM à escala 1/48, ref. 48002 - Ford T Ambulance M1917, é composto por 96 peças em plástico injectado preto, folha de decalques e folha de instruções.


Gostamos…
As peças têm muito boa moldagem com bons detalhes e ausência quase total de rebarba, estando presente apenas numa ou outra peça mas de uma forma muito subtil.
As marcas de injecção são quase imperceptíveis e não representam grande trabalho.
A suspensão dianteira e traseira apresentam detalhes incríveis para esta escala, assim como o depósito de combustível. Outra "mais valia” deste kit é o facto de incluir o motor, dando a possibilidade de explorar outras formas de apresentar o kit montado.
Destaque para a gravação do logotipo “Ford” nos degraus laterais de acesso ao veículo e para o banco do condutor muito bem representados.


A rever…
Infelizmente a carroçaria e outros acessórios de madeira não têm os veios da madeira gravados sendo este facto, a grande falha deste kit.
Os decalques incluídos neste kit dão para representar este veículo em três cenários diferentes, apresentando este algum filme ao redor de cada um o que, na hora de os colocar convém recortar junto a zona impressa.

As Instruções são claras e intuitivas, faltando a indicação das cores para a pintura de algumas partes como por exemplo, o chassis, o motor ou até o interior da ambulância.


De um modo geral um bom kit, que necessitará de pouco mais do que está na caixa para fazer uma reprodução fiel da realidade. A faltar fica uma (ou mais) figura que podiam vir a acompanhar o kit.

A montagem brevemente num blog perto de si...


Bom modelismo

*Fonte: Wikipédia





Sem comentários: