6 de maio de 2012

Dirigível Hindenburg - 75 anos após o trágico acidente

O dirigível LZ 129 Hindenburg, mais conhecido por Zeppelin, construído pela alemã Luftschiffbau-Zeppelin Gmbh, media cerca de 245 metros de comprimento e era sustentado no ar por cerca de 200 mil metros cúbicos de hidrogénio. Este dirigivel saiu de Hamburgo na Alemanha com destino a Nova Jersey nos Estados Unidos, cruzando o Atlântico a 110Km/h.
A bordo seguiam 97 ocupantes dos quais 61 eram tripulantes e 36 eram passageiros oriundos da Alemanha.















Na trágica noite de 6 de maio de 1937, o dirigível Hindenburg, preparava se para pousar na base naval de Lakehurst em Nova Jersy nos Estados Unidos quando, durante as manobras de pouso, ocorreu um violento incêndio a bordo que o destruiu causando a morte a 36 pessoas (22 tripulantes, 13 passageiros e um técnico que estava na base).
Inicialmente considerou-se que a causa para o incêndio teria sido o hidrogénio, por sua vez o governo alemão sugeriu que o dirigível teria sido alvo de sabutagem.
A par desta especulação foi criada uma comissão para averiguar a causa do incêndio que considerou ter havido falha humana: uma manobra brusca momentos antes do pouso causou fissuras num dos tanques de hidrogénio e uma aísca terá dado início ao incêndio.















Recentemente uma investigação levada a cabo por um ex-cientista da NASA, Dr. Addison Bain, veio revelar que o material de que revestia o dirigível era extremamente inflamável e que o incêndio teria sido causado por uma aísca provocada pela electricidade estática acumulada na aeronave.

Para quem quiser representar este dirigível pode recorrer ao kit da Revell na escala 1/720.















Sem comentários: